sábado, 15 de junho de 2013

AVIAÇÃO VIRTUAL: Preparando para decolar

Uma aeronave da GOL Linhas Aéreas no Aeroporto Santos Dumont, RJ, vista num programa Flight Simulator da Microsoft.
Quinze dias atrás fizemos uma breve introdução sobre a Aviação Virtual, e hoje ao iniciar nosso voo, vamos falar do primeiro tópico, a aviação virtual como hobby. Mas para falar da aviação virtual, precisaremos falar antes dos simuladores, no nosso caso, dos simuladores de voo. Não pense que eles surgiram agora com o Flight Simulator, eles são bem antigos e eram usados para ensinar a pilotos antes do voo.
Antes da Primeira Guerra Mundial
O primeiro dispositivo simulador, para o monoplano Antoinette, antes da Primeira Guerra Mundial.
O primeiro dispositivo conhecido como simulador de voo era para ajudar os pilotos que voariam o monoplano Antoinette (foto ao lado). O fato mais interessante é que ele não tinha o manche.
Uma série de dispositivos de formação de pilotos foi desenvolvida durante a Primeira Guerra Mundial para treinar os pilotos e os artilheiros que voavam nos aviões para aprenderem a técnica de deflexão de tiro
O simulador Link Trainer usado por pilotos na Segunda Guerra Mundial.
Em 1948, a Curtiss-Wright entregou um simulador para o Boeing 377 Stratocruiser a Pan-American. Este foi o primeiro simulador de cockpit completo de uma aeronave específica de propriedade de uma companhia aérea. Não havia movimento ou sistema visual, mas o cockpit estava intimamente replicado e os controles funcionaram e produziam respostas sobre os instrumentos do cockpit.
Tela da primeira versão do MSFS.
Bem, a história é longa… Vamos focar noMicrosoft Flight Simulator (MSFS).
O MSFS também seguiu por um caminho de modernização e adaptação ao longo de sua vida. Ele surgiu em janeiro de 1980 quando Bruce Artwick iniciou a utilização de imagens tridimensionais e criou o MSFS para a Apple. Assim era a interface do Simulador:
Hoje com o advento do Direct X e outros recursos, os gráficos do MSFS ficaram muito melhor e em alguns momentos você confunde a realidade com o virtual.
Agora que já entendemos o básico dos simuladores de voo vamos entender como surge então o hobby da aviação virtual.
Um grande fator que impulsiona o mundo virtual são os custos envolvidos na formação de um piloto; ou você estuda muito e vai aprender a voar na AFA ou então vai precisar de muitas notas de 100 reais para começar a voar, no mínimo uns 15 mil reais, então a partir daá algumas pessoas passam a utilizar os simuladores como meio de reproduzir os seus sonhos ainda não atingidos ou então simplesmente buscam a diversão na caça de algum avião para abater na tentativa de se tornar um TOP GUN da vida!
A ótima qualidade atual dos gráficos do MSFS.
Para isso você precisa de bem menos dinheiro, talvez com dois mil reais ou menos você monta um PC robusto o suficiente mais joysticks e outros acessórios. Resumindo, em poucas palavras, tenta-se reproduzir da forma mais aproximada possível tudo quanto se passa no ambiente aeronáutico real. Por isso, o piloto virtual gasta uma considerável parte do seu tempo buscando informação, estudando-as e finalmente colocando-as em prática.
Pelo menos essa é a ideia inicial. Fato é que a aviação virtual faz bem para saúde do piloto e do bolso dele também, pois pode ser praticada dentro da sua casa, e ainda te propicia a possibilidade de aprender idiomas, programação, física e outras coisas que envolvem o voo.
Com o surgimento das redes de simulação de voo como VATSIM e IVAO o hobby passou a ser mais exigente e alcançou muito mais pessoas ao redor do mundo real, todas compartilhando a mesma paixão pelo voo, e agora com as redes de simulação você possui até auxilio de controlador de tráfego aéreo para vetorar o seu voo tornando assim cada vez mais realista!
Um Boeing 737 passa em frente a lua cheia.
Bem, para não me estender muito vou encerrar deixando uma dica para quem quiser iniciar na aviação virtual.
  1. Separe um dinheiro para comprar um bom PC (configuração mínima indicada HD de 500GB, quatro GB de memória, placa de vídeo de 1GB pelo menos, um som potente, joystick e uma tela de LED de 17”).
  2. Separe outro tanto de dinheiro para adquirir os “add-ons” para personalizar seu MSFS.
  3. Tenha cuidado ao organizar seu tempo, pois quando você começar a voar você não vai querer parar, e com isso o mundo real fica um pouco fora do nosso contexto, e lembre-se o mundo real vem sempre em primeiro lugar.
  4. Tenha paciência para ler, ler, ler, ler e ler cada vez mais, pois o aprendizado do piloto virtual é à base de leitura e vídeos no youtube. Existem alguns grupos que ensinam os pilotos a voar, entre este eu cito aForça Aérea Virtual. No fim vai valer a pena, pois você poderá ir a qualquer lugar do mundo sem sair de casa.
  5. Acesse o Cavok Brasil Todos os dias para ficar atualizado das notícias da aviação e aprender os termos técnicos, histórias e outros assuntos da aviação real, e agora da virtual.
  6. Divirta-se bastante e aprenda pra valer, pois garanto a você que tudo o que aprendi na aviação virtual me foi útil em algum momento na aviação real.
Na próxima semana vamos falar sobre a aviação virtual como trabalho e vou discorrer sobre os trabalhos que fiz para aviação real que partiram do mundo virtual.
Comentários, dúvidas ou sugestões são bem-vindos…
Marco Antônio Ferreira dos Santos, é carioca, casado e pai de uma linda menina “que em 2035 será a primeira mulher a liderar a Esquadrilha da Fumaça“. Atualmente estuda para graduação de serviço social na UFRJ e é aluno de uma escola de aviação no Rio de Janeiro, possuindo prática de pilotagem em diversas aeronaves, incluindo o Citation Sovereign. Na área de aviação virtual desde 2004, possui mais de 4 mil horas de voo, além de 1.000 horas como controlador de trafego aéreo virtual. É administrador daForça Aérea Brasileira Virtual e coordena uma equipe de “oficiais” aviadores virtuais, além de ser instrutor da AFA virtual. Foi condecorado pelo Instituto de Estudos Avançados da FAB por um projeto de planejamento de missão aérea para os pilotos, conforme pode ser vistoaqui.

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LMG

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USE THESE LINES BELOW TO CREATE YOUR MYSQL TABLE

CREATE TABLE `positions`.`asdfadf` (
`last_update` timestamp( 14 ) NOT NULL ,
`pilot_num` varchar( 15 ) NOT NULL default '0',
`lat` varchar( 15 ) NOT NULL default '',
`lon` varchar( 15 ) NOT NULL default '',
`gs` smallint( 6 ) default '0',
`alt` mediumint( 9 ) default '0',
`IATA` varchar( 10 ) default NULL ,
`depAptICAO` varchar( 4 ) default NULL ,
`depApt` varchar( 25 ) default NULL ,
`disDepApt` mediumint( 9 ) default '0',
`timeDepApt` time default '00:00:00',
`destAptICAO` varchar( 4 ) default NULL ,
`destApt` varchar( 25 ) default NULL ,
`disDestApt` mediumint( 9 ) default '0',
`timeDestApt` time NOT NULL default '00:00:00',
`phase` tinyint( 4 ) default '0',
PRIMARY KEY ( `pilot_num` ) )

When done, you must edit the php files to add your username, password, and database in which you have created the table.

Your pilots will have to add this line in your airline's INI file. Edit it accordingly.
StatusSite=http://www.yoursite.com/path_to_the_files/position_update.php

This script is an original of FS ACARS Team, Jeff Greth, with adaptation of Pedro Sousa.
Original idea by Paulo Correia and Air Luxor Virtual.

It may not be changed without permission of FS ACARS Team.

We are available for support in www.satavirtual.org/forum and fsacars@satavirtual.org

FS ACARS, Sept 23th 2004
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